O Brasil é um país que tem o privilégio de ter em seu território uma abundância de recursos naturais. Esse fato fez com que se criasse uma cultura pouco voltada para administração e preservação desses recursos, e ainda pior, muitas vezes pautada pelo desperdício.
Confira algumas maneiras práticas de desconstruir os principais hábitos brasileiros insustentáveis.
- Ter um puxa-saco para sacolas plásticas na cozinha: o problema não é o puxa-saco, mas sim o uso das sacolas. É possível reduzir esse consumo substituindo por sacolas ecológicas e retornáveis nos mercados. Administre o lixo como a finalidade de reduzir esse desperdício.
- O uso de copos e pratos descartáveis nas festas. Da contaminação do solo à previsões de mais plástico nos oceanos que peixes, os descartáveis se tornaram grandes vilões do meio ambiente. Para ajudar nesse sentido, basta optar por utensílios reutilizáveis, no caso, copo ou pratos de vidro ou acrílico.
- Usar plástico filme e alumínio para tampar pote. Essa prática ajuda na geração de mais resíduos não recicláveis, que lotam nossos aterros sanitários e auxiliam no impacto ambiental negativo. Simples, use potes com tampas. Guarde sempre os potes de sorvete ou margarina para utilizá-los em festas e situações em que precise oferecer para alguém. Na falta da tampa de potes existem opções de silicone que esticam e se adequam a diversos formatos, ou ainda embalagens reutilizáveis que substituem o papel filme ou alumínio.
- Não fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes. Esse hábito gera muito desperdício de água e pode ser evitado de forma fácil seja através de torneiras com sensor de movimento para serem ativadas. Ou então mudar o hábito e lembrar-se sempre de fechar a torneira.
- Comprar além do necessário e não se atentar a validade. Atente ao consumo inconsciente e desenfreado, que gera custos a nós mesmos, em primeiro lugar, e também ao meio ambiente.