Ao terem contato com livros e histórias, as crianças desenvolvem a imaginação e o interesse pela leitura que a acompanhará no futuro. Porque não combinar esses momentos maravilhosos com a educação ambiental dos pequenos? Incentivar essa prática é importante para criar mais consciência e responsabilidade nas próximas gerações, sem abrir mão dos momentos de diversão e entretenimento proporcionados pela leitura.
Vamos conhecer alguns livros infantis que contribuem nesse sentido?
1. “O menino da terra”, do Ziraldo. Nesse livro, o autor apresenta de forma criativa a necessidade de cuidarmos de nosso planeta, pois caso contrário precisaremos achar um outro para morarmos.
2. “A árvore”, de Roberto Carvalho de Magalhães. O autor conduz a narrativa com perguntas, estimulando as crianças a concluírem o valor e a importância das árvores na natureza e em suas vidas.
3. “Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa”, de Ruth Rocha e Otavio Roth. O livro ensina de maneira elegante, como podemos cuidar de nosso planeta, impedindo que seus solos virem desertos e seus rios se tornem poluídos.
4. “Menino do rio doce”, de Ziraldo. Sua linguagem é prosa e poesia. O livro conta sobre a relação de um menino e um rio, ambos personagens principais dessa história encantadora.
5. “Os figos são para quem passa”, de João Gomes Abreu e Bernardo, P. Carvalho. A história conta como um urso, ao passar por uma figueira, se pergunta para quem é a fruta que pende da árvore. Ao sentar e pensar sobre o tema, muitas peripécias o aguardam.