8 filmes emocionais que possuem as árvores e a natureza como pano de fundo - Árvore Generosa
Uma das esquinas mais áridas de São Paulo recebe plantio de árvores
12 de maio de 2017
A energia transmitida pelas árvores
26 de maio de 2017
Exibir tudo

8 filmes emocionais que possuem as árvores e a natureza como pano de fundo


 

Alguns filmes possuem as árvores e a natureza como pano de fundo da trama, embelezando e oferecendo toda a poética dos cenários e a simbologia dos significados.

Confira lista com alguns títulos emocionais que falam de árvores e natureza.

 

 
 

 

A árvore (2010)

Austrália. Um casal vive feliz com seus quatro filhos pequenos, até que a morte brutal do pai (Aden Young) deixa a família devastada. Cada um deles busca sobreviver ao seu modo. Simone (Morgana Davies), de apenas 8 anos, se recusa a ficar de luto e prefere subir regularmente na figueira do jardim. Ela fica horas no local, sentindo a presença do pai na árvore. Dawn (Charlotte Gainsbourg), sua mãe, acompanha a afeição crescente da filha pela árvore, ao mesmo tempo em que, aos poucos, retoma sua vida normal.

 

 
 

 

Árvore da vida (1957)

John Wickliff Shawnessy (Montgomery Clift) é um jovem que sonha ser escritor. Ele está apaixonado por Nell Gaither (Eva Marie Saint), que conhece há vários anos, e é correspondido. Influenciado por seu professor, Jerusalem Webster Stiles (Nigel Patrick), John sonha em encontrar a mítica árvore da vida. Mas sua vida muda ao conhecer Susanna Drake (Elizabeth Taylor), uma bela e rica moça de Nova Orleans, com quem se envolve. Shawnessy ignorava que ela tinha um desequilíbrio emocional e era ardilosa, tanto que mente para John, dizendo que estava grávida, para afastar de vez Nell e se casar com ele, o que acaba acontecendo. Quando eclode a Guerra da Secessão ele, que era contra a escravidão, ao contrário de Susanna, se alista no exército da União. Paralelamente sua mulher entra em depressão e, como a mãe dela morreu louca em um hospício, parece que ela herdou pelo menos parte desta loucura.

 

 
 

 

A árvore dos sonhos (1994)

Mississippi, verão de 1970. Stu (Elijah Wood) e Lidia Simmons (Lexi Randall) decidem erguer uma fantástica casa na árvore, um lugar repleto de fantasia, com a ajuda de seus amigos. Enquanto os meninos constroem a casa na árvore, seu pai, Stephen (Kevin Costner), recém-chegado da guerra do Vietnã, tem a esperança, igualmente forte, de reconstruir sua vida e realizar os sonhos de sua família.

 

 
 

 

O homem que plantava árvores (1987)

O filme, baseado num belíssimo conto do francês Jean Giono, de 1953, foi realizado por Frédéric Back, considerado por muitos um gênio da arte e da animação. Ganhou o Oscar de filme curto de animação é uma obra prima que merece ser assistida e compartilhada. O mais incrível é descobrir que é a história real de um homem obstinado em uma missão de vida “plantar árvores”. Conta a estória de Elzeard Bouffier, um pastor de ovelhas que durante anos cultivou uma floresta esplendorosa numa área desértica da França.

 

 
 

 

Lemon Tree (2002)

A viúva palestina Salma se vê em maus lençóis quando passa a ter como vizinho o Ministro de Defesa de Israel. O exército exige que a plantação de limões dela seja derrubada, por supostamente ameaçar a segurança do político. Indignada com o fato, ela resolve ir à luta.

Para defender seus limões, Salma conta com o advogado Ziad Daud, que a ajuda a levar o caso ao conhecimento da Suprema Corte. O embate judicial provoca interesse na solitária Mira Navon. Ela é mulher do Ministro que deseja a derrubada dos limoeiros e acaba por estabelecer um laço com a nova vizinha. O longa foi premiado como Melhor Filme pelo júri popular do Panorama no Festival de Berlim de 2008.

 

 
 

 

Flores e árvores (1932)

É um curta-metragem de animação de 1932, faz parte da série Silly Symphonies da Disney, dirigido por Burt Gillett. Foi o primeiro lançamento comercial de uma animação em cores em três tiras de Technicolor, após vários anos de filmes lançados em duas cores.

 

 
 

 

Na natureza selvagem (2007)

Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

 

 
 

 

Ilha das Flores (1989)

Documentário. Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *