Parte importante dos ensinamentos de sustentabilidade e ecologia no contexto da educação infantil começa em casa, reforçando o que é o consumo consciente e quais os seus efeitos, o ensinamento sobre temas como descarte do lixo, alimentação, desigualdade social, o que é e como funciona a reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais. Isso tudo contribui para uma mudança de atitude e comportamento.
Confira algumas dicas sobre como ajudar seus filhos a cultivarem uma visão mais ecológica e sustentável do mundo e suas relações:
Através da alimentação: Incentivar o consumo de alimentos in natura é uma forma de ensinar a prática da sustentabilidade, já que o alimento precisa ser plantado por agricultores e que não devem possuir agrotóxicos. Valorizar os alimentos naturais é respeitar o plantio e o ciclo da natureza. Além disso, quanto menos industrializados a criança consumir, além de ter uma saúde melhor, serão gerados menos resíduos de embalagens e menores impactos ambientais em decorrência da produção e do transporte.
Através das plantas: aproximar a criança da natureza, explicar o que são os vegetais e respeitar seus ciclos de germinação, crescimento e colheita. Ensinar a plantar respeitando as particularidades de cada vegetal. Acompanhar junto o crescimento das plantas pode ser uma experiência das mais especiais.
Através da economia de energia: Uma das melhores maneiras de se conservar energia em casa é desligando as luzes que não estejam sendo usadas. O ato de apagar as luzes é mais fácil para o adulto, mas para as crianças nem sempre é tão simples. Use recursos para ajuda-las a não esquecer, como uma tabela de recompensas.
Através da economia de água na hora do banho: que tal transformar o banho em uma corrida? Ao encurtar o tempo de banho em sua casa por apenas um ou dois minutos, você vai economizar até 150 litros de água por mês, isso sem pensar na economia de energia. Para ajudar a acelerar o tempo de banho da criançada, aproveite para cronometrar o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho.
Através da economia de água na pia: Outra maneira de se conservar água é fechar a torneira do banheiro quando não a está usando. E lembre-se: os mais velhos precisam dar o exemplo para os mais jovens seguirem. Coloque então um pequeno bilhete, por escrito, perto da sua torneira para refrescar sua memória e das crianças.
Através de atitudes ecológicas para reciclagem: atribuir às crianças o controle da reciclagem pode ser uma boa forma de incentiva-la, pois assim entenderão sua importância e darão mais valor à separação do lixo doméstico. Vale ensinar as crianças a fazerem a reciclagem dos resíduos alimentares em casa, por meio da compostagem.
Através da consciência da importância do “dia de limpeza”: Escolha um dia da semana como sendo o dia de limpar a casa e convide as crianças para que aprendam que elas deve ser o responsável pelos resíduos que produzem e pela limpeza do local em que vivem. Faça um mutirão de limpeza regularmente, explicando a necessidade da coleta e destinação adequadas dos resíduos e os impactos no caso de não fazê-lo adequadamente.
Através do reaproveitando a água da chuva: Mostre às crianças que a água da chuva pode ser reaproveitada. Basta a criança colocar um balde fora da casa com uma pedra dentro, para não tombar, e esperar a chuva. Quando parar é só pegar esse balde e usar essa água para molhar as plantas que estão dentro de casa ou mesmo nos sanitários.
Através de jogos on-line ecológicos: Para essa nova geração, existem diversos jogos que fazem com que a criança teste seus conhecimentos sobre meio ambiente e sustentabilidade, como criar um vilarejo mais sustentável ou um personagem que precisa plantar árvores e enfrentar lenhadores que querem desmatar. Ou ainda um jogo um pouco mais elaborado onde o usuário tem contato com as políticas ambientais e soluções em sustentabilidade para o planeta. Aproveite para incentivar seus filhos a jogar esses tipos de jogos e realizar “quizzes” sobre o assunto.
11