A sustentabilidade se dá, principalmente, através da preservação da natureza: de suas águas, terras, fauna, flora e do próprio ar. Quando crescemos em um meio que não dá valor à base da vida humana, por não ver o impacto de curto prazo que causamos em nosso dia-a-dia, é difícil de “virarmos a chave” depois de mais velhos. É essencial que a educação ambiental esteja presente em todas as fases da vida das pessoas.
Desde crianças, deve-se buscar o entendimento sobre a importância que a natureza tem para a vida e existência. A empatia e até mesmo o altruísmo vêm como consequência no processo da educação ambiental. O cuidado e o carinho surgem da convivência e da intimidade que cada um tem com a natureza e o ambiente em que vive. Para isso, é necessário não somente o entendimento sobre o tema, mas também é necessário investir tempo para criar essa relação com a natureza.
Somente ao fazermos isso teremos gerações futuras mais conscientes, que buscam a sustentabilidade em seu dia-a-dia, mesmo não sendo a opção mais rápida, barata ou simples.