É extremamente relevante a educação que é dada às crianças na chamada primeira infância, idade que vai dos 0 aos 3 anos de vida. Estudos indicam que ela é responsável por grande parte do aproveitamento do potencial de cada criança, aumentando sua capacidade de aprendizagem e protegendo-as contra o estresse.
Buscando o desenvolvimento desse tema, o órgão UNICEF, responsável pelo subprograma de Desenvolvimento da Primeira Infância e de Aprendizagem Precoce na Angola, elaborou:
– A política nacional para a primeira infância, que fortalece o quadro jurídico em que se realizam as atividades para as crianças nessa faixa etária.
– O programa nacional de formação para educadores e gestores de centros infantis.
– O manual de formação para educadoras da primeira infância.
– Os modelos alternativos de baixo custo para a Educação da Primeira Infância.
Ainda, segundo um relatório mundial da Unesco sobre o tema, ao negligenciarmos as conexões entre a educação e os cuidados na primeira infância, os países estão perdendo oportunidades de melhorar a educação básica em todos os seus aspectos – e, consequentemente, as perspectivas das crianças, jovens e adultos em toda parte.