A importância da música no desenvolvimento da criança - Árvore Generosa
Pinheiro – uma árvore com energia positiva
27 de março de 2019
O que é a “Primeira Infância”?
1 de abril de 2019
Exibir tudo

A importância da música no desenvolvimento da criança

A relação entre indivíduos e o som se inicia antes mesmo de nascer. A primeira música que o bebê escuta são os batimentos cardíacos da mãe e, a partir daí, a voz materna e alguns sons do mundo exterior ultrapassam as barreiras da pele e da água dentro de barriga e começam a formar seu pequeno repertório.

Por isso, é muito interessante que os pais estimulem musicalmente o bebê ainda durante a gravidez, auxiliando no processo ativo de cognição no desenvolvimento integral da criança.

Mais para frente, é apresentando a música em suas diversas formas que a criança desenvolve a linguagem, a comunicação a até mesmo o seu gosto pessoal. Além disso, ao cantar, ensinar instrumentos e ouvir músicas com elas é uma importante forma de estabelecer o relacionamento e o afeto não só com os indivíduos, mas também pela música.

A música na primeira infância também é uma forma de descobrirem o mundo, as relações de causa e efeito e a coordenação motora e gestual ao terem o contato físico com instrumentos.

À medida que vão crescendo, a construção do social vai se tornando cada vez mais expressiva na vida das crianças. De maneira orgânica, a música também se faz presente no contato com o repertório, possibilitando conhecer diversas tradições musicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *