O contato das crianças com a natureza é importante na sua criação para que desenvolvam mais intimidade com ela. Com o tempo gasto em meios naturais, as crianças geram boas lembranças e criam uma relação de carinho pela natureza, pela qual irão zelar no futuro. O que muitos não sabem é que a natureza, por sua vez, influência também positivamente as crianças e seu comportamento.
Segundo Richard Louv, um escritor e jornalista americano, a falta de natureza tem impactos sociais, físicos e psicológicos nas crianças. O termo usado pelo pesquisador, “transtorno do déficit de natureza”, é responsável por aumentar a ansiedade, o estresse e a dificuldade de concentração nas crianças. Segundo ele, o transtorno aparece quando as pessoas se distanciam do meio natural e abdicam do contato com a natureza, como é feito tão frequentemente pelas novas gerações de crianças que passam a maior parte do tempo frente a telas de televisão, computador e celular.
Por isso, passa a ser ainda mais importante o tempo com que as crianças passam em contato com a natureza. É um contato que gera bons frutos a todas as partes.