O símbolo das abóboras no Halloween surgiu por conta de uma adaptação da lenda de Jack o’lantern para o folclore norte-americano. Na Irlanda, acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta e o costume teria sido levado pelos imigrantes para os EUA e incorporado ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween.
Quando os irlandeses chegaram à América, teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos.
Agora, aprenda a fazer sua própria abóbora iluminada!
Você vai precisar de:
. Abóbora tipo moranga com a superfície mais lisa e uniforme possível
. Caneta
. Faca de legumes bem afiada
. Colher
. Prato
. Papel-toalha ou guardanapos
. Vela pequena e fósforo ou uma lanterninha
Em primeiro lugar, faça um risco circular no tampo, de tamanho suficiente para que sua mão caiba dentro da moranga. Enfie a faca e vá furando e cortando o tampo no local onde você fez o risco.
Use a faca para desprender as sementes e a parte com fiapos de dentro da abóbora. Vá retirando essa polpa mole e colocando no prato. Seu objetivo é deixar a moranga o mais limpa possível por dentro, só com a polpa durinha.
Para deixar a abóbora limpinha, raspe a polpa mole com a colher e, quando necessário, utilize as mãos. Em seguida, passe o papel-toalha ou o guardanapo por dentro da moranga para deixar o interior ainda mais limpo e seco.
Agora você vai riscar o desenho da carinha. Faça triângulos ou círculos para representar os olhos e o nariz e uma figura oval ou um zigue-zague triangular para representar a boca.
Depois do desenho pronto, enfie a faca e vá furando e cortando a parede da moranga nos locais riscados, começando pelo olho. Faça o mesmo com o outro olho, o nariz e a boca.
Pronto, agora é só acender a vela ou pegar a lanterninha, inserir dentro da abóbora e tampar.