Acácia-Branca - uma árvore cheia de benefícios - Árvore Generosa
Construir com bambus
14 de fevereiro de 2019
Olmo – uma árvore com poderes de cura
21 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

Acácia-Branca – uma árvore cheia de benefícios

A Acácia-branca também é conhecida a planta Moringa oleifera, um arbusto ornamental muito encontrada em praças e passeios da zona urbana. Porém, poucos sabem da riqueza nutricional desta plana, além de seus poderes curativos.

A Moringa oleifera contém mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias antiinflamatórias e 18 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano. Rica em vitaminas dos grupos A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno e em minerais, como, cálcio, fósforo, ferro, potássio, selênio e zinco.

Todas as partes desta planta – casca, vagens, folhas, nozes, sementes, tubérculos, raízes e flores – são comestíveis. As folhas podem ser usadas frescas ou secas, em refogados, sopas ou mesmo cruas, em saladas. Também podem ser usadas em chás e moídas, acrescentadas a receitas com farináceos, enriquecendo bolos e tortas. O óleo da semente de moringa é doce e não fica rançoso.

Atualmente, já se cultiva moringa, para fins alimentícios, em países da América Latina, Caribe, ilhas do Pacífico, África e Ásia tropical. Todas as partes desta planta são comestíveis e de uma riqueza nutricional excepcional.

Outro benefício desse gênero botânico é que suas sementes podem ser usadas para purificar as águas turvas dos rios, poças e lagoas, tornando-a potável. Este efeito é resultante da sua especial composição em óleos e proteínas que se liberam quando as sementes são trituradas formando uma torta. Essa torta de sementes moídas é colocada na água, no fundo dos potes, e atrai a argila, sedimentos e bactérias, que ficam nela concentrados tornando a água limpa, clara e potável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *