Levar conhecimento e cuidado à população durante a pandemia de COVID-19 nas mais diferentes frentes tornou- se um desafio. Com isso, diversos veículos midiáticos passaram a divulgar medidas preventivas visando diminuir a contaminação do vírus para reduzir o número de casos e consequentemente obtidos.
Só no Brasil, em 2021 foram 412.880 mortes por COVID-19 de acordo com levantamento da agência CNN. Já em todo o mundo o número passou de 1.880.000 pessoas que perderam suas vidas para o vírus. Por conta disso, disseminar medidas preventivas corretas acabou se tornado fundamental.
Transmitir informações de maneira didática e leve visando atingir diversos públicos, entre eles às crianças e adolescentes fez-se necessário. Por isso, uma maneira de repassar esse conhecimento para os jovens é por meio das animações.
O intuito das animações infantis é evidenciar de maneira ilustrativa utilizando-se um vocabulário próprio, o caminho que o vírus faz, representado por gotículas de salivas quando sai da boca de uma pessoa infectada e atinge outras ao seu redor havendo assim, uma maior disseminação da doença.
Com o uso de personagens que fazem parte da rotina de crianças e adolescentes, fica mais fácil a explicação de forma lúdica do período que estamos passando, assim como, a divulgação de medidas preventivas como levar as mãos de forma adequada, usar máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.
Por isso, divulgar medidas que atinjam o público infantil principalmente neste período de volta às aulas é importante, para os próprios criarem uma rotina de autocuidado na escola e repassem para seus lares.
Dica: Idealizada por médica brasileira, “O Menino da Máscara Amarela” mostra como o distanciamento social e o uso de máscara podem proteger a população. A série de vídeos com dicas de prevenção e saúde é idealizada pela endocrinologista Camila Maciel, com arte de Gabriel Bitar e produção executiva de Reynaldo Marchesini. Quer assistir? Confira aqui:
Bora todos juntos acabar com esse vilão!