Estimular a criatividade e imaginação de uma criança é a melhor forma de proporcionar seu desenvolvimento de completo. Uma boa forma de fazer isso, e ainda ensinar conceitos como sustentabilidade e economia é através do artesanato.
São muitas as opções, uma mais original que a outra, de criar brinquedos, jogos, pinturas, objetos que acima de tudo, trazem o valor de ser construído pelas próprias mãos.
Veja algumas ideias:
Palhaço feito de copo de papel: Um copo de papel pode dar origem a um divertido palhaço para qualquer criança brincar. A fantasia dá origem a brincadeiras divertidas, e com um copo poderá criar palhaços ou bonecas, adornando-o com os materiais certos, de acordo com a temática.
Saco de brinquedos:
Escolha um tecido colorido e alegre, que pode até aproveitar de uma peça de vestuário que já não use; depois com agulha e dedal ou com uma máquina de costura, é fácil criar o saco perfeito para qualquer criança passear, levar o brinquedo favorito.
Máscaras de papel:
Basta um pouco de cartolina, marcadores ou pedaços de papel colorido e ainda é possível incrementar a brincadeira recriando personagens e depois fazendo um teatro.
Carimbos de borracha
É possível construir os seus através de um pedaço de borracha esculpido e um suporte simples de madeira. Depois, basta comprar diversas esponjas, embebê-las em tinta não tóxica e lavável, para as crianças darem asas à sua imaginação.
Origami
É um tipo de artesanato que implica a dobragem de papel, criando as mais espantosas peças, muitas delas excelentes para entreter a pequenada. A Internet está cheia de tutoriais de origami que pode usar para iniciar-se nesta arte japonesa. Poderá começar por criar figuras mais simples com a ajuda dos seus filhos, e depois evoluir para outras mais complicadas.