Nesse mês de setembro, mês em que é celebrado o Dia da Árvore, o projeto Árvore Generosa comemora 10 mil mudas de árvores plantadas ou adotadas. A ideia principal do projeto é fortalecer a relação entre a criança e a natureza, desejando que cada criança tenha sua própria e por isso, o projeto atua na sensibilização e fortalecimento do vínculo humano com as árvores, por meio de ações educativas.
A iniciativa é do Instituto Olinto Marques de Paulo (IOMP), que tem sua atuação voltada para principalmente para a educação infantil (0 a 6 anos). A grande preocupação do instituto é com relação ao futuro das crianças, e principalmente, com o distanciamento que possuem com o meio ambiente.
Dentre os benefícios do contato com natureza desde a infância está o desenvolvimento da parte social, facilitação da aprendizagem e convívio. Em longo prazo, as transformações dessa geração podem afetar toda a nossa sociedade. Por conta disso, o projeto está sendo estendido para as escolas da rede pública ou particulares.