As árvores de rápido crescimento são aquelas que possuem uma adaptação mais espontânea em diversos tipos de solo e clima, fazendo com que se desenvolvam em um ritmo mais acelerado. Essas espécies são as mais usadas para recuperação de áreas degradadas. Conheça algumas delas:
Aroeira pimenteira: espécie ornamental e indicada para arborização de ruas estreitas e sob fios elétricos. Considerada de pequeno porte, que se desenvolve rapidamente no campo e floresce durante os meses de setembro a janeiro. Sua casca é usada para curtimento de couro e fortalecimento de redes de pesca, além disso seus frutos podem ser utilizados na culinária como condimento.
Paineira rosa: é ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente, principalmente por se desenvolver muito rápido no campo. Quando em floração, a paineira fornece ótima sombra, e possui lindas flores, por isso é muito utilizada em paisagismo de jardins e praças. Floresce a partir de meados de dezembro, prolongando-se até abril.
Dedaleiro: ou Pacari, pode chegar até 18 metros de altura, e seu crescimento é acelerado. É recomendada para reflorestamentos mistos de áreas desmatadas, além disso possui boas características ornamentais, podendo ser usada para arborização e paisagismo. Floresce durante os meses de outubro a dezembro, já a maturação dos frutos ocorre durante o período de abril a junho.
Farinha seca: espécie pioneira, sua árvore é bastante elegante, podendo ser utilizada na arborização de praças públicas e jardins. Floresce entre o final de outubro até o início de janeiro, os frutos amadurecem nos meses de setembro a outubro.
Açoita cavalo: possui copa piramidal densa e pode ser incluída na arborização urbana. É uma espécie pioneira indicada para terrenos secos e pobres, muito utilizada em reflorestamentos destinados à recomposição de áreas degradadas. O crescimento é rápido e ela floresce durante os meses de maio a julho. Já a maturação dos frutos acontece em agosto a outubro.
Mutambo: ou embira, no campo, se desenvolve muito rápido, podendo atingir 4 metros aos 2 anos. É uma espécie pioneira, apresenta bela copa que proporciona ótima sombra, sendo muito utilizada no paisagismo em geral. É uma árvore indispensável para os reflorestamentos por conta o crescimento acelerado e por possuir frutos comestíveis muito apreciados por macacos e outros animais. Floresce de setembro até o início de novembro. Os frutos amadurecem em agosto ou setembro.
Angico Branco: o desenvolvimento desta árvore no campo é bastante rápido, pode alcançar facilmente 4 a 5 metros em 2 anos. O angico floresce exuberantemente, possuindo grande beleza, e por isso sendo usado para arborização, e pelo rápido crescimento, é muito utilizada para recuperação de áreas degradadas.