Entramos no terceiro ano de pandemia, e quando todos achávamos que a volta às aulas seria algo mais próximo da realidade que conhecíamos até 2019, eis que surge a variante Ômicron para trazer insegurança no retorno às escolas. É claro que, estamos num outro cenário, muito diferente de 2020 e 2021. Felizmente estamos vacinando e nossas crianças a partir dos cinco anos, também estão podendo receber as doses de vacina. Isso traz muito mais tranquilidade aos nossos corações, mas em meio a taxas recordes de infecção pela variante, nem todas as famílias se sentem seguras para o retorno às aulas presenciais, não é mesmo?
No entanto,manter os filhos em casa pode ter efeitos devastadores e duradouros. Pensando nisso, num momento onde o retorno presencial não foi descartado, muito se tem falado sobre a alternativa das aulas presenciais em ambientes externos como quadras, praças e parques para reduzir as chances de transmissão da Covid-19 e ampliar ao mesmo tempo oferecer o benefício do contato com a natureza.
Se o isolamento social foi especialmente difícil para crianças, imagina que bacana se a retomada das aulas pudesse acontecer com atividades num espaço externo que permite observação e interação que favorecem atividades de aprendizagem e auxiliam no aspecto psicológico das crianças?
É – sem dúvida, um imenso diferencial. Além de menor taxa de disseminação de vírus, o contato com áreas externas pode levar a uma melhora na força física, na coordenação motora, além de auxiliar na qualidade do sono e na imunidade. Por meio dessa alternativa as crianças poderão experimentar a sensação de liberdade que foi tão privada nos últimos dois anos, sem contar que a convivência com a natureza também auxilia a combater a obesidade, hiperatividade e problemas como ansiedade e impulsividade.
E vale saber que não se trata apenas de educação física. É possível sim estudar português, matemática, história e outras matérias do currículo escolar. Educadores defendem que esse modelo de aula fomenta a criatividade, o conhecimento de múltiplas linguagens e de experimentar um aprendizado mais reflexivo.
O que você acha dessa alternativa? 👦👧 📒✐🌴🌳🌱