A observação de aves ou pássaros, conhecida no inglês como “Bird Watching”, é um hobby bastante conhecido no mundo todo, feito em contato direto com a natureza. Diferente da ornitologia, que faz usos de metodologias científicas para estudar os pássaros, o bird watching é feito apenas os olhos nus, ou ainda com a ajuda de equipamentos como binóculos, telescópios ou mesmo câmeras fotográficas com zoom.
Além dos registros visuais que são feitos durante os passeios de bird watching, é dada também uma atenção aos sons dos pássaros. Ouvir seus cantos é muitas vezes muito mais fácil do que encontrar os pássaros em seu habitat natural.
A atividade é considerada de baixo impacto ambiental, e é mais intensa nos EUA, onde existem aproximadamente 70 milhões de pessoas que praticam esse hobby (contra outras 80 milhões estimadas no restante do mundo).
No Brasil esse número é bastante menor, de cerca de 30 mil observadores de pássaros. Porém, com sua biodiversidade exuberante, nosso país é alvo de turistas estrangeiros que buscam conhecer seus pássaros. No Sudeste do Brasil, uma das regiões mais visitadas é a região entre São Paulo e o Rio de Janeiro, na Serra da Bocaina, por possuir uma lista muito grande de espécies dos mais variados tipos, cores e tamanhos.