Brasil abriga a maior diversidade de plantas nativas do Mundo - Árvore Generosa
Quais espécies de árvores atraem pássaros?
7 de abril de 2022
Como construir uma casinha na árvore?
26 de abril de 2022
Exibir tudo

Brasil abriga a maior diversidade de plantas nativas do Mundo

O Brasil é conhecido mundialmente pela biodiversidade, graças ao território megadiverso tomado por florestas extensas e campos que abrigam inúmeras espécies da flora e fauna.

Os números de espécies são impressionantes atingindo cerca 46.975 plantas, algas e fungos nativos do país, sendo 55% das plantas terrestres exclusivas do território brasileiro, de acordo com a plataforma online Flora Brasil 2020. Isso coloca o Brasil como o país continental com maior diversidade de espécies do mundo, seguido por China, Indonésia, México e África do Sul.

Com tantas espécies é difícil definir quais as mais importantes, mas é possível listar as vegetações que mais representam o bioma brasileiro. Veja só:

Amazônia
É o maior bioma brasileiro, com mais de 30 mil espécies de plantas. Entre as principais plantas que compõem suas florestas estão: Monjoleiro, Maricá, Paricá e Branco entre outros.

Caatinga
Ocupa 11% de todo o território nacional. O índice de desmatamento deste bioma alcança 46% da área ocupada. Entre as espécies mais conhecidas podemos citar: Baraúna; Carnaubeira; Juazeiro; Mangabeira; Umbuzeiro e Mandacaru.

Cerrado
Neste tipo de vegetação são catalogadas mais de 11 mil diferentes plantas nativas do Brasil, formando o segundo maior bioma nacional. As mais conhecidas são: Cajueiro do Campo, Aroeira brava, Aroeira do cerrado, Mangabeira, Erva-mate, entre outras.

Conhecer para conservar a nossa biodiversidade
Para quem procura mais conhecimento sobre as espécies brasileiras, basta um clique para mergulhar em materiais repletos de informações. Se antigamente as informações estavam dispersas em livros, grande parte em latim e em outros idiomas, hoje muitos conteúdos estão disponíveis em português, na internet, ajudando a disseminar informações sobre espécies da flora brasileira, além de muitas ações possíveis sobre a conservação da diversidade brasileira.

E aí, você sabia disso? Gostou da informação? Bora compartilhar então!
Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *