Num mundo em que a tecnologia e os cronogramas de atividades preenchem a vida de uma criança, pouco se fala sobre a necessidade do “brincar livre” em uma educação de qualidade. Você sabe o que isso significa?
Brincar livre não significa brincar sozinho, nem solto, não é perder tempo, nem é pouco planejado. O conceito propõe que os pequenos vivam experiências significativas, respeitando seu próprio tempo de brincadeira, sem recursos ou “regras”.
Isso inclui não utilizar as tantas opções de brinquedos e programação de brincadeiras para estimular isso ou aquilo. O bebê e a criança pequena têm uma enorme necessidade de explorar o mundo. Ele experimenta, descobre, procura, pesquisa. E somente assim, aprende!
Mas para isso, o bebê e a criança pequena precisam estar seguros de si, do ambiente que o cerca, das pessoas que ele confia. Ou seja, os adultos precisam dar condições para que tudo isso aconteça sem a nossa interferência direta.
Quando o adulto oferece essa possibilidade, sem interferir o tempo todo no que deve ser feito, mas, está lá, está próximo da criança monitorando, organizando e reorganizando o ambiente. Acompanhando com seu olhar de encorajamento, com seu olhar de admiração as mil e uma descobertas que eles são capazes de fazer, esse é o verdadeiro significar do “brincar livre”.