O fim do inverno chegou, trazendo a primavera, tempo de florescer. Para a natureza, é a estação cujo clima propicia o período reprodutivo de muitas árvores e plantas, reinstalando a alegria e o colorido, depois de uma era fria.
Os animais e os vegetais votam a tomar o espaço. Seu início no Hemisfério Norte, onde é conhecida como Primavera Boreal, coincide com o equinócio do mês de março, o qual ocorre no dia 20, e encerra-se em 21 de junho, com o início do Solstício. Já no Hemisfério Sul tem lugar a Primavera Austral, com seu ponto inicial no dia 23 de setembro, durante o equinócio, e sua conclusão no solstício de Dezembro, no dia 21.
No Brasil, a primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas, já que os períodos de chuvas começam a chegar devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca. A região mais atingida pelo forte calor é a Centro-Sul, mas as massas de ar frio não são incomuns neste local.
A partir de então, as temperaturas aumentam gradualmente, da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais. Mas o clima é geralmente mais ameno que o do Verão.
A magia e poesia da estação ocorre devido a presença de flores como a Margarida, o Pingo de Leite, a Rosa, o Girassol, bem como por jasmins, hortênsias, hibiscos, lágrimas-de-Cristo, crisântemos, narcisos, violetas, damas-da-noite, entre outras. E assim, a natureza e as pessoas de preparam para o retorno do sol, da vida ao ar livre e para a volta do colorido da estação.