Por conta da queda de água, a chuva é um fenômeno com grande potencial de produção de energia. Apesar de ainda não ocorrer esse processo de geração, cientistas trabalham para descobrir formas de tornar isso uma realidade.
Recentemente eles desenvolveram um gerador que pode produzir uma voltagem alta a partir de gotas de água. Esse gerador possui estrutura no estilo “transistor de efeito de campo” para produzir instantaneamente uma voltagem surpreendentemente alta a partir de gotas de água – uma única gota pode reunir 140 V ou energia suficiente para acender brevemente 100 pequenas lâmpadas LED. Os geradores anteriores, sem a estrutura, produziam “milhares” de vezes menos densidade de potência instantânea, segundo os cientistas.
O novo design combina um eletrodo de alumínio com um eletrodo de óxido de índio (elemento químico), em camadas com PTFE, um material com uma carga elétrica “quase permanente”. Quando uma gota atinge a superfície de PTFE, ela liga os dois eletrodos e cria um circuito em circuito fechado. Isso ajuda a liberar totalmente as cargas armazenadas.
Porém ainda não foi possível traduzir isso em um produto prático que pudesse ser usado em larga escala.