Como já mostramos AQUI as plantas são mais inteligentes do que pensávamos. Mais do que iss agora a ciência prova que elas têm memória.
Cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, mostraram que quem está por trás dessa capacidade são os príons (agentes misteriosos, causadores de doenças degenerativas como a doença da vaca louca). Em suma, os príons são proteínas problemáticas, que ao invés de realizar sua função original, que é ajudar no funcionamento da célula, eles passam a atacá-la. E o grande mistério por trás da existência deles é não possuir DNA ou RNA (ao contrário dos vírus e bactérias).
Por outro lado, elas são responsáveis pela “memória” das leveduras. Os príons ajudam as plantas a guardar informações importantes para a sua sobrevivência, como o melhor momento climático para o florescimento e a quantidade de luz ideal para a planta crescer saudável. E, apesar de não haver DNA ou RNA, essa memória é passada ao longo das gerações.
A ciência ainda está estudando os pormenores do mecanismo, e também como os príons podem ser benéficos para as plantas e terríveis para os animais.