A questão de preservação de espécies ameaçadas parece uma realidade distante e fora de nosso controle, já que, muitas vezes, tratam-se de espécies que nem mesmo conhecemos ou temos contato. Porém, quando pensamos no que o termo extinção representa, e nas formas que ela afetaria o meio ambiente, é algo que merece nossa atenção e esforço. É possível ajudarmos de alguma forma na preservação dessas espécies?
A resposta é sim, existem diversas formas. Vamos conferir algumas delas.
1 – Eduque e conscientize as pessoas ao seu redor: busque sempre fazer com que as crianças e até mesmo os adultos se aproximem da natureza. A importância da preservação muitas vezes é algo novo, que elas não tiveram contato em suas vidas.
2 – Repudie o tráfico de animais: muitas vezes o tráfico de animais, ou de produtos advindos deles, são as principais razões de sua ameaça à extinção. Evite e denuncie qualquer indicação de comércios irregulares.
3 – Não abandone animais na natureza: quando o introduzimos animais de uma nova espécie em um ecossistema, podemos criar desbalanços na cadeia natural que prejudica as espécies que vivem nesse ambiente.
4 – Plante árvores nativas: ao plantar e perpetuar a vegetação nativa, você está contribuindo para a manutenção dos animais que vivem nesse ambiente. É possível até mesmo atrair esses animais de volta esses locais, caso eles percebam que o mesmo voltou a propiciar o que eles precisam para sua sobrevivência.