O caminho de casa até as escolas é muitas vezes repleto de trânsito, pois o horário coincide com o pico de engarrafamentos nas grandes cidades. Isso faz com que as crianças passem muito tempo sem qualidade nos veículos.
Uma saída para isso é a caminhada coletiva de crianças até as escolas. Criada no início da década de 90 pelo australiano David Engwich, essa ideia vem se espalhando pelo mundo desde então. Além de ser uma atividade física benéfica para as crianças, as caminhadas coletivas ajudam na diminuição do trânsito nas proximidades das escolas, criam laços na comunidade escolar, diminuem a emissão de dióxido de carbono pelos veículos que deixam de circular, entre outros pontos positivos, como a socialização.
Quem organiza essa atividade é a comunidade escolar ou a própria coordenação escolar. São criados grupos de discussão sobre o tema, e elaboradas algumas rotas que passam pelas residências dos participantes e vão até a escola. É essencial também que existam adultos envolvidos, para que na “fila” de crianças tenha pelo menos um à frente, e outro atrás dos pequenos durante as caminhadas.
Existem regras que as crianças devem seguir para que essa atividade dê certo, como: não tomar toda a calçada, se manterem em fila e não correrem, para que todos possam manter um clima de tranquilidade. Porém, não são só as crianças que devem seguir regras. É importante também que os pais cumpram os horários para que ninguém seja prejudicado.