Quem ainda não plantou uma muda de árvore, nem imagina a sensação de bem-estar que isso transmite. O sentimento é de preparar uma nova vida, que irá contribuir para todo o meio ambiente. Porém, o plantio requer alguns cuidados para que a árvore cresça com saúde. Vamos conferir como fazê-lo?
Inicialmente, é preciso pensar com cuidado em qual espécie será plantada (é importante que seja uma árvore nativa), devido ao tamanho que atingirá e a qual clima ela se adapta melhor – são informações fáceis de se conseguir na internet atualmente. Também deve-se atentar ao distanciamento mínimo entre árvores, para que uma não predique a outra: o ideal é que tenham ao menos 3m entre elas.
O segundo cuidado é o tamanho do buraco para plantar a muda. Para espécies pequenas, aproximadamente um palmo de profundidade e largura já é suficiente. Para mudas maiores, com mais de 1.80m, o ideal é que o buraco tenha ao menos 60cm de profundidade e largura.
Feito o buraco, retire a muda da embalagem (normalmente plástica), tomando o cuidado para deixar a terra que envolve a raiz, e coloque-a no buraco com o cuidado de mantê-la na vertical. Complete o buraco com terra até que a muda fique estável. Para que cresça com vigor, podemos fazer uso de terra adubada. Compostos orgânicos (ou húmus) atendem a esse propósito. Calcário e esterco de gado ou galinha também são outras opções.
Por fim, lembre-se de molhar a terra e, se possível, procure regá-la novamente 3 vezes por semana, sem encharcar a terra.