Conheça 5 alimentos da Biodiversidade Brasileira - Árvore Generosa
O que é ESG? Por que tem se falado tanto no assunto?
15 de março de 2022
Quais espécies de árvores atraem pássaros?
7 de abril de 2022
Exibir tudo

Conheça 5 alimentos da Biodiversidade Brasileira

Das mais de 50 mil plantas comestíveis disponíveis em todo o mundo, apenas 15 delas são responsáveis por 90% das demandas de energia dos seres humanos, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês).

Só o Brasil é berço de 18% de toda a biodiversidade vegetal do planeta que estão distribuídas por todas as florestas do país.

E dentro desses 18% é fato que muitos alimentos são pouco conhecidos de uma parcela da população brasileira. Por isso, separamos 5 alimentos especiais da nossa biodiversidade:

Cupuaçu
Nativo do Pará é considerado uma das mais importantes frutas amazônicas. O fruto cupuaçu possui sementes envolvidas por uma polpa delicadamente fibrosa e de aroma característico. É coletado em regiões remotas pelas comunidades, que, ao longo de gerações, encontram nele uma fonte de riqueza e um caminho para manter a floresta em pé.

Licuri
O licuri é uma das principais palmeiras nativas do semiárido brasileiro, muito comum, principalmente, na caatinga. Sua árvore, o licurizeiro, é um fundamental provedor de recursos de subsistência para as comunidades.

Babaçu
Palmeira que atinge até 20 metros de altura, o babaçu é nativo dos biomas Amazônia e cerrado formando florestas chamadas de babaçuais.

Patauá
Extraído da espécie Oneocarpus bataua, pertencente à família Arecaceae, nativa da América do Sul, principalmente nas bacias dos Rios Amazonas e Orenoco. ´É popularmente conhecido como Patauá, Patoá e Patuá, e possui vários tipos de aplicação em alimentos por ser altamente insaturado e rico em vitaminas.

Sacha Inchi
Conhecida pela sociedade inca há milhares de anos, a árvore trepadeira sacha inchi pertence à família botânica Euphorbiaceae da floresta amazônica originária do Peru, Colômbia, Venezuela e Brasil.

A parte boa é que todos esses ingredientes podem se tornar receitas maravilhosas para entradas, pratos principais e sobremesas!

Fonte: Concepta Ingredients
https://www.conceptaingredients.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *