A construção com bambu é considerada ecológica por se tratar de um material que cresce rapidamente e com baixo impacto das plantações no solo, sendo comparado a um tipo de capim. Além disso, uma grande quantidade de bambu pode ser plantada em uma pequena área.
Usar o bambu para construções é uma ótima alternativa e pode ser feita de diversas formas, usando o bambu desde o próprio sistema construtivo em si, incluindo toda a estrutura e as paredes, até móveis e revestimentos.
Além disso, o bambu tem como vantagens construtivas o fato de ser oco e leve, portanto fácil de carregar, e também de ser bem rígido, mais até do que a madeira comum. Isso faz com que a construção fique resistente e ao mesmo tempo maleável, já que ele não é quebradiço como os blocos de cimento ou cerâmica, por exemplo.
Outra vantagem é o fato de ser um material natural, o que lhe confere melhor desempenho termo-acústico do que a maior parte dos materiais industrializados, ou seja, ele tende a deixar os espaços mais confortáveis e agradáveis.
Mas atenção, apenas algumas espécies de bambu podem ser usadas na construção, sendo a “Guadua Angustifolia” a espécie com características mais apropriadas. Ela é considerada a melhor entre 20 melhores tipos de bambu do mundo.