Contato com a natureza pode diminuir riscos de TDAH em crianças - Árvore Generosa
11 de Agosto – Dia do Estudante
11 de agosto de 2020
Como ficou sua relação com o meio ambiente após a pandemia?
18 de agosto de 2020
Exibir tudo

Contato com a natureza pode diminuir riscos de TDAH em crianças

Os benefícios da natureza são incontáveis no desenvolvimento infantil. O contato com meio ambiente pode, inclusive, diminuir os riscos de crianças desenvolverem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

O transtorno é caracterizado por um distúrbio neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. O problema se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Pesquisadores descobriram que crianças que convivem em espaços mais verdes têm menos chances de desenvolver a condição. Segundo dados de um estudo recente, passar um tempo em contato com a natureza estimula o cérebro.

A pesquisa foi publicada no periódico JAMA e contou com uma análise de 60 mil jovens na China, entre dois e 17 anos. Os pais foram questionados com que frequências seus filhos haviam demonstrado 18 sintomas diferentes da condição nos últimos seis meses. Além disso, o nível de verde e natureza a foram medidos por bancos de dados derivados de imagens de satélite que podem quantificar um nível de vegetação em escala.

Ao analisar os dados, os cientistas puderem observar que crianças com sintomas de TDAH frequentavam escolas com menor nível de vegetação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *