Sabemos que a influência da educação e dos exemplos é fundamental na formação da personalidade das crianças. Pequenos que crescem em ambientes onde os pais são apaixonados por um esporte aprendem a gostar, e até mesmo a praticá-lo. Em contrapartida, crianças que nunca viram um animal de fazenda muitas vezes não sabem de onde vem o leite que tomam, ou os ovos que comem. Não se interessam pela origem ou pelo seu valor.
O mesmo se dá pela natureza. Atualmente, a grande parte da população já vive em ambientes urbanos com pouco ou nenhum contato com a natureza. Segundo um estudo do Reino Unido, apenas uma a cada dez crianças pratica atividades ao ar livre em ambientes naturais nos dias de hoje. Ainda, o estudo mostra que em diversas partes do mundo, os adolescentes entre 11 e 15 anos passam metade do seu dia à frente de telas.
O carinho e o amor pela natureza vêm do seu contato com ela. Eles surgem da intimidade e do seu conhecimento. Para isso, é essencial que as crianças tenham proximidade com a natureza desde cedo. Aprendam e passem tempo com ela. Fazendo isso, teremos gerações de pessoas que darão o valor que ela merece, preocupadas em protegê-la e priorizá-la.