Déficit de natureza provoca problemas físicos e mentais em crianças - Árvore Generosa
Mais 100 mil árvores para a conta do planeta
13 de junho de 2019
Em cidade de Espírito Santo, a cada bebê que nasce, a prefeitura planta uma árvore
24 de junho de 2019
Exibir tudo

Déficit de natureza provoca problemas físicos e mentais em crianças

É fácil notar que as crianças da atualidade são mais próximas da tecnologia do que as crianças de alguns anos atrás. A facilidade com que elas lidam com os celulares, tablets e computadores nos fascina, mas também há contraindicações. O tempo que elas passam nesses aparelhos é o tempo que elas deixam de ter contato com outras coisas, como com a natureza.

O americano Richard Louv, autor do livro “a última criança na natureza”, aponta para o lado negativo dessa mudança. O que ele chama de “transtorno de déficit de natureza”, são as consequências do contato menor que as crianças têm a cada dia com o meio ambiente. Richard entrevistou mais de 3 mil professores e pais, e constatou que, a falta de contato dos pequenos com a natureza tem relação direta com problemas como a obesidade, déficit de atenção, depressão e hiperatividade.

Porém, o próprio autor do livro indica as muitas formas de evitar estes males. Em entrevista à BBC, ele apontou diferentes estudos que mostram que contatos, mesmo que breves, das pessoas com a natureza causam benefícios à sua saúde. Curtas caminhadas nos parques, contatos com a grama, com poças d´água ou mesmo com pedrinhas, geram a convivência com a natureza que é tão preciosa a cada um de nós. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *