A preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Por isso, investir em atitudes que promovam a sustentabilidade faz toda a diferença.
Uma das maneiras de proteger o meio ambiente com atitudes ecologicamente saudáveis é não incentivar a produção de plásticos, já que a produção, o consumo e o descarte desse material gera inúmeros impactos socioambientais, causados, sobretudo, pela poluição de suas substâncias tóxicas .
O maior alerta disso, é a colocação que o Brasil ocupa como o que mais gera lixo no mundo, estando em 4º lugar de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza.
Com isso, incentivar na produção de brinquedos ecológicos pode ser a chave para garantir um mundo melhor às crianças.
Veja a seguir algumas dicas:
Brinquedos de Madeira
O que não sai da moda é o bom e velho cavalinho de balanço. Além de ser sustentável, ele trabalha a coordenação motora despertando na criança o respeito e o carinho pelos animais, podendo ser utilizado por diversas faixas etárias.
Cata- Vento
Quem nunca brincou com o cata-vento. Ele é o amigo da natureza e ideal para brincar ao ar livre. O educativo por si só, pode ser feito de papel ou madeira.
Jogo de varetas
Em vez de comprar um jogo pronto, o jogo de varetas pode ser feito em casa com folhas de jornal ou palitinhos de madeira (aqueles de churrasco, por exemplo). A ideia é trazer uma maior movimentação para as crianças que podem produzir e decorar as madeiras como quiserem. Além de ser muito divertido.
Instrumentos musicais
E para alegrar o ambiente através da música. Nada como participar da confecção dos próprios instrumentos musicais. Feitos de madeiras, o primeiro instrumento pode ser o início para revelar um grande talento, além de ter efeitos terapêuticos.
Aproveite essas dicas na hora de brincar!