A infância é um período muito especial na vida de um indivíduo. Uma época mágica, em que a imaginação e poesia, se unem às ideias de inocência e pureza para descobrir e desvendar o mundo em que vivemos.
É na infância que se criam os pilares que sustentarão a vida adulta, de valores, de caráter, de segurança, e de personalidades. Características que tornam os homens seres únicos, complexos e individuais.
A imaturidade inerente à infância é inegável e preciosa, e por isso, precisa ser preservada das coisas que possam afetar o desenvolvimento saudável e natural.
Alguns filmes são capazes de retratar a beleza dessa fase, trazendo boas memórias aos adultos e mostrando para os pequenos o quanto é bom ser criança! Confira essas dicas!
1. Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, Itália, 1988)
Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.
2. A viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, Japão, 2001)
Vencedor do Oscar de melhor animação em 2003, o filme retrata a jornada de Chihiro, uma menina de dez anos, em um mundo fantástico, no qual ela se vê presa após os pais serem transformados em porcos enquanto mudavam de cidade, deixando seus amigos e rotina para trás. Lá, ela deve vencer as artimanhas de uma bruxa para voltar ao seu mundo. Maravilhosamente ilustrado, o filme é também o testamento do percurso sensível da protagonista por um universo estranho e pouco familiar, que todos somos forçados a encarar: o fim da infância.
3. Meu pé de laranja lima (Marcos Bernstein, 2012)
Baseado no livro de mesmo, o filme conta a história de Zezé, um menino inquieto, que vive em uma família muito pobre no interior de MG. Por conta de suas travessuras, Zezé é constantemente submetido a castigos e privações. Solitário, Zezé brinca no quintal e encontra companhia em um pé de laranja lima, o qual apelida de Minguinho. Em uma de suas confusões, acaba brigando com o Portuga, um senhor que vive nas redondezas. Aos poucos, o menino e o velho vão deixando a rivalidade de lado, tornam-se amigos e compartilham histórias do mundo de fantasias de Zezé.
4. A fantástica fábrica de chocolates (Tim Burton, 2005)
Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.
Fonte: Adoro Cinema