Dicas de livros sobre educação - Árvore Generosa
Madeira-Nobre _ Árvores que fazem parte do Projeto Árvore Generosa
29 de outubro de 2020
Outras Espécies _ Árvores que fazem parte do Projeto Árvore Generosa
5 de novembro de 2020
Exibir tudo

Dicas de livros sobre educação

A prática pedagógica requer estudo e atualização frequente e diversificada para lidar com as transformações da sociedade. São muitos os autores, linhas e pensamentos que podem ser estudados para que os ensinamentos sejam integrados no dia a dia do educador, tornando-o ainda mais preparado para repassar seus conhecimentos.

A leitura pode e deve ser utilizada como um instrumento de aperfeiçoamento e reflexão. Vamos conhecer alguns livros indispensáveis para a prática pedagógica?

1. “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire

Considerado “patrono da educação brasileira”, a obra é uma reflexão enriquecedora sobre o ato de ensinar. Discute conceitos como ética, autonomia, curiosidade e capacidade crítica para abordar o tema,

2. “Quem Ama, Educa”, de Içami Tiba

Fala do papel que a família desempenha na educação dos jovens, abordando questões como diálogo, tecnologia, limites e valores. Defende que responsabilidade e autonomia são conceitos que devem ser trabalhos juntos pelos pais e educadores.

3. “A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho”, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura

A partir da obra de John Dewey, pedagogo estadounidense, os educadores Hernández e Ventura questionam a organização tradicional dos currículos escolares e sua eficácia.

4. “Educar na Esperança em Tempos de Desencanto”, de Chico Alencar e Pablo Gentili

O historiador e político brasileiro Chico Alencar se alia ao professor argentino Pablo Gentili para refletir sobre a prática docente e seu significado na América Latina.

5. “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”, de Augusto Cury

Gira em todos dos hábitos saudáveis que tanto pais quanto professores devem manter para educar crianças e jovens equilibrados. Também traz técnicas pedagógicas e ideias que podem potencializar a aprendizagem e a sociabilidade em qualquer ambiente.

6. “Epistemologia Genética”, de Jean Piaget

Escrito pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, para quem o conhecimento era fruto de uma construção contínua. Os estudos de Piaget nessa área culminaram na criação de uma teoria do conhecimento.

7. “Maria Montessori”, de Hermann Röhrs

A obra traz ensaios sobre a vida da médica e pedagoga Maria Montessori, bem como alguns textos de seu livro revolucionário Pedagogia Científica. Montessori foi uma defensora dos direitos infantis e criou toda uma metodologia focada no aluno, transformando o cenário educacional do século XX.

8. “Gramática da Fantasia”, de Gianni Rodari

O escritor apresenta em sua obra ideias para estimular a criatividade e exemplos práticos de como trabalhar a imaginação. Todas as técnicas são fruto de sua experiência com a literatura infantil.

9.“A pedagogia Waldorf”, de Rudolf Lanz

Essa linha pedagógica tem por meta levar a criança e ao jovem o desabrochar harmonioso de todas as suas capacidades, interligando as esferas física, emocional e espiritual segundo sua concepção integral do homem. Rudolf Lanz foi um dos pioneiros na fundação da primeira escola Waldorf brasileira. Esse sistema pedagógico vem há oitenta anos modificando substancialmente os conceitos de educação escolar em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *