Em um dado momento muito especial e importante na vida das crianças, a imaginação se desenvolve e começa a tomar asas, e as brincadeiras passam a ser ainda mais criativas e divertidas. É fascinante como surgem aventuras em todo e qualquer lugar: as almofadas na sala viram seus castelos, os jardins viram grandes florestas repletas de animais, seus pequenos brinquedos viram tesouros que eles caçam e escondem por toda a casa.
Nesse período, principalmente, conseguimos exercitar nossa criatividade e imaginação em momentos repletos de prazer junto aos pequenos. Porque não levá-los a um parque, que pode se tornar um grande safari “repleto de animais” como elefantes, girafas, e leões (de quem precisam fugir e se esconder)? Escolha uma árvore com ramos mais baixos, e deixe que escalem a “grandes altitudes”, onde poderão chamar e conversar com seus novos amigos pássaros. Ache um riacho para pular por cima, exaltando a eles que a travessia daquele rio foi perigosa porque tinha piranhas passando alí por baixo!
No começo, é possível que essa atitude cause estranhamento, já que os adultos abandonam a doce imaginação da infância por tanto tempo. Porém, ao se soltar e brincar como crianças, e com as crianças, é possível fazer o resgate dessa faceta que é tão rica e feliz!