Muito do que se aprende e vive durante a infância torna-se essencial na criação do caráter e personalidade de uma pessoa. Também são encontradas e cultivadas desde a infância as preferências, gostos e paixões – ou coisas pelas quais presamos e admiramos. Por essa razão, a educação ambiental tem grande importância desde os primeiros anos de vida das crianças.
Cuidamos e protegemos com carinho aquilo que amamos e que temos intimidade, e isso requer conhecimento e convivência. Em linha com esse tema, um projeto de lei propõe tornar a educação ambiental uma disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio. Atualmente, ela é tratada somente como tema transversal às demais disciplinas.
Essa discussão já tramitou nos órgãos competentes no passado, desde 2015. Algumas de suas principais polêmicas são com relação à formação que deveria ser necessária aos profissionais de ensino. Ou ainda, quais seriam os conteúdos a serem ministrados na disciplina de EA (Educação Ambiental). A pergunta que paira é também se a EA não seria um processo que deveria ser desenvolvida ao longo de toda a educação formal das pessoas.
Para responder a essas questões, deverão ainda existir discussões sobre o tema. Porém, é clara a importância e os benefícios que sua aprovação trará às próximas gerações.