Ser criança é um momento fascinante de descobertas e observação sobre coisas simples do dia a dia. Naturalmente curiosos e querendo explorar o mundo, alguns experimentos podem ajudar as crianças nesse período de aprendizagem.
Observar a natureza e como ela se desenvolve é uma ótima atividade para aprender a reconhecer as plantas como seres vivos e que merecem cuidado e atenção, e que precisam de água, nutrientes e luz do sol, assim como nós humanos.
Para ajudar nesse momento, algumas atividades bem dinâmicas podem ser realizadas, para que as crianças possam aprender se divertindo.
Uma das atividades mais clássicas e que, grande parte das pessoas já realizaram, é plantar feijão no algodão, a famosa germinação. Com essa atividade, é possível perceber toda mágica e potencial da natureza, que carrega toda uma vida em uma simples semente. Além disso, é ótimo para que as crianças possam obter maior interesse e cuidados com as plantas.
E para fazer esse experimento super simples, só é preciso de: sementes de feijão, algodão e um pequeno recipiente, preferencialmente de vidro. E para montar, é só forrar o fundo do recipiente com o algodão umedecido, e colocar a semente dentro, que após 24 horas já começam a se abrir e dar vida ao experimento. Para ficar ainda mais dinâmico, é interessante criar um diário de acompanhamento sobre o processo de germinação.
Outra atividade divertida e fácil, é o de colorir flores e, para isso, serão necessárias algumas flores brancas, copos, tesoura, corantes de diferentes cores e água.
Para realizar a atividade, será preciso encher os copos com água da torneira e colocar algumas gotas de corantes para ficar uma cor bem concentrada, após isso, faça um corte transversal no caule da flor, deixe-a no copo com água e agora só esperar. Nesse experimento, as flores “bebem” a água colorida, espalhando sua cor por suas pétalas.
Além dessas duas, existem diversas outras atividades com plantas que podem ser feitas por crianças e até por adultos. Experimentos assim, ajudam as crianças a explorarem e descobrirem mais sobre a natureza, e podem até reforçar a importância dela na vida de todos de uma forma divertida e lúdica feita com uma turma de crianças promovendo a descoberta por meio da interação entre eles.
Atividades em contato com a natureza são essenciais para o desenvolvimento infantil auxiliando no desenvolvimento emocional, cognitivo e motor, e se realizada em família, pode ajudar a fortalecer os vínculos afetivos.