Em um simples passeio pelas calçadas, praças ou parques podemos nos deparar com belas e curiosas folhas caídas pelo caminho, principalmente durante o outono, que teve seu término na última semana, quando as árvores trocam a folhagem.
Inspirado na riqueza de formas e cores das folhas que encontra, o botânico André Caretta, que trabalha com paisagismo agroecológico criou um lindo painel dentro de casa. Ele ensina como fazer!
Coleta das folhas
O ideal é pegar as folhas assim que elas caem ou retirar algumas da árvore mesmo. Quanto mais diferentes entre si, mais rico vai ficar o painel.
Secagem
Pegue as folhas e coloque em folhas de jornal – uma camada de folhas para 3 páginas de jornal. Coloque livros ou algum peso em cima e espere secar. Se preciso, troque os jornais depois de 3 dias, para evitar que as folhas mofem.
Montando o painel
É possível fixar as folhas com cola branca na parede, mas o André prefere fixar pelo cabinho, usando uma fita adesiva. Assim é possível ir trocando as folhas de lugar e criando novos desenhos com o tempo.
Na hora de organizar as folhas, não tem regra, o que vale são as suas ideias. Use a criatividade e crie um painel que agrade seus olhos e sentidos!