O Projeto Árvore Generosa auxilia no plantio coletivo de árvores. Dentre as espécies que fazem parte do projeto para plantio, estão algumas árvores frutíferas! São elas a Cerejeira do Rio Grande, a Palmeira Jussara e a Aroeira Vermelha.
Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
– Cerejeira do Rio Grande
Uma frutífera muito cultivada nos pomares domésticos e comerciais do sul do Brasil. Suas folhas verde-claras dão destaque à árvore. Seu tronco manchado é característico da família, assim como suas flores brancas e delicadas. Seus frutos são consumidos principalmente pela avifauna, sendo esta espécie indicada para plantio em áreas degradadas de preservação permanente. De polpa suculenta levemente ácida podem ser consumidos in natura, em geleias e licores. Há diversas variedades que diferem quanto ao porte, sabor dos frutos e beleza ornamental.
Nome científico: Eugenia involucrata
Família: Myrtaceae
Local de plantio recomendado: calçadas, praças, parques e quintais
Porte: 8 a 14 metros
Ocorrência: Sul e sudeste
– Palmeira Jussara
As flores são melíferas. A produção de frutos em condições favoráveis é abundante, cada cacho pode portas de 750 a 2 mil frutos, espécie-chave para a conservação da Mata Atlântica. Euterpe é a musa da música na mitologia grega: de euterpes (deleitando) em relação a beleza da palmeira, adulis vem do latim e significa comestível devido o palmito.
Nome científico: Euterpe edulis
Família: Arecaceae
Local de plantio recomendado: calçadas, praças, parques e quintais
Porte: de 10 a 20m de altura
Ocorrência: Sul, Sudeste, BA e GO
– Aroeira Vermelha
A pimenta-rosa, seu fruto, é muito popularmente utilizada como tempero e preparações culinárias. Seu sabor é levemente picante e adocicado. Além disso, alimenta muitas aves silvestres.
Nome científico: Schimus terebinthifolius
Família: Anacardiaceae
Local de plantio recomendado: calcadas, praças, parques e quintais.
Porte: de 5 a 9 metros de altura
Ocorrência: Nordeste (PE, BA), Sudeste (MG, SP, RJ), Sul (PR, SC, RS)
*O projeto atua em escolas, eventos, maternidades e em empresas na cidade de São Paulo. Se você faz parte de um destes grupos e deseja se inscrever para participar do projeto, basta curtir a página do Facebook Árvore Generosa e preencher o cadastro. Se não faz parte deste grupo, mas deseja plantar sua árvore, basta fazer o cadastro e participar de um plantio coletivo!
FONTE: Site Árvore Generosa