A primeira infância compreende o período que vai de 0 a 6 anos da criança, uma fase de descobertas, aprendizados, experiências e afeto que serão levados pelo resto da vida. Por isso, é tão importante o cuidado e o acolhimento das crianças.
A educação na primeira infância tem seu principal cerne no convívio familiar, que não está na quantidade de tempo, e sim na qualidade de tempo e criação de memórias. O estabelecimento de vínculo e segurança definirão os traços de autoconfiança, tão importantes na vida adulta.
Antigamente, as crianças eram vistas como seres totalmente submissos a seus pais e não existiam diferenças entre o mundo adulto e o infantil. Atualmente, entendemos que cada criança é de um jeito e sua personalidade e opiniões devem ser respeitadas, dentro de capacidade de cada uma delas.
Ser criança é ter o direito da autenticidade e por isso, tem com o direito de se descobrir individualmente e se desenvolver.
O papel da escola entra com algo a mais do que a assistência a criança, ela contribui para a soma de experiencias, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e socialização.
Enquanto os profissionais sabem o que é melhor para cada faixa etária da criança, a família representa a base para estabelecer as relações de afeto. Por isso, os pais precisam, sim, estar presentes na vida escolar dos filhos, mas sempre respeitando a liderança dos professores.