As Panc’s nada mais são do que Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não consumidas em larga escala. Também podem ser consideradas PANCs partes geralmente não consumidas de plantas comuns, como por exemplo a folha da batata-doce e o coração da bananeira.
Atualmente, conhecemos cerca de 20,000 espécies de plantas comestíveis. Apesar disso 90% da alimentação no mundo provém de menos de 20 plantas, o que indica um aproveitamento baixíssimo da variedade de plantas disponíveis.
As PANCs costumam ser cultivadas somente por pequenos produtores e em escala doméstica. Elas abrangem desde plantas nativas e pouco usuais até exóticas e silvestres com uso alimentício direto e indireto como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, óleos, féculas cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais.
É preciso ter cuidado em seu consumo pois algumas PANCs podem ser confundidas com plantas perigosas para a saúde humana. Para identificar essas plantas é preciso se informar com fontes seguras sobre o assunto.
Sua grande vantagem é a disponibilidade, já que aparecem em locais diversos, como parques, jardins públicos, praças, e até mesmo em calçadas com alguma vegetação. Além disso, nos fornecem uma oportunidade de diversificar a nossa dieta e possuem alto teor de vitaminas e minerais, além de uma grande quantidade de fibras alimentares, o que as confere grande utilidade na alimentação e nutrição de quem as consome.