Já foram comprovados pela ciência os benefícios da natureza para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.
A natureza, entre tantas lições, ensina a lidar com a vida natural e seus fenômenos, ciclo de vida dos seres vivos no planeta -e consequentemente sobre sua própria alimentação, com situações extremas e até a mesmo superar os próprios limites. Além disso, ensina a ter esperança na construção de um mundo melhor.
Por isso, é de suma importância engajar as crianças nesse tema, ensiná-las sobre a importância de cuidar da qualidade do ar e da água falando sobre iniciativas inovadoras e criativas que podem ser aplicadas em seu universo.
Para que as crianças recebam essas lições é necessário ressignificar espaços, deixá-las brincar livremente, e fora dos espaços privados, na rua, e em parques e praças, para que elas possam construir uma relação com a natureza.
A natureza proporciona brincadeiras lúdicas e importantes para o desenvolvimento de crianças, longe dos eletrônicos e de formas passivas de recepção de estímulos.
Uma vida mais ativa, que inclua subir em árvores, correr para todo canto e dar cambalhota na grama traz possibilidades para a criança se conhecer, gastar energia e usar seu corpo, mas também traz oportunidades para a criança avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e curar. São momentos para desenvolver a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender sobre eles.