Contato com a natureza é a recomendação de neurocientistas para melhorar as conexões neurais, ajudar a manter o foco e a produtividade. Isso porque o excesso de informações, o ritmo rápido e atribulado da rotina é altamente favorável a distrações, aumentando as chances de erros e lapsos de memória na vida pessoal e profissional.
Segundo estudos, o cérebro humano consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai. Portanto as pausas são essenciais para produtividade.
Algumas pessoas também desenvolveram uma relação de dependência com a tecnologia e as distrações causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.
Para desintoxicar o cérebro, estar em contato com a natureza é um santo remédio. Isso porque no ambiente natural estamos em silêncio, prestando atenção no caminho e normalmente, andando (que é uma ótima atividade física).
Dessa forma, induzimos uma espécie de meditação, refletimos e encontramos soluções mais rápidas e criativas para os problemas do dia-a-dia. A sensação de bem-estar ao respirar o ar puro e principalmente, PARAR, mesmo que por alguns momentos, é indescritível! Mas não vale dar aquela conferida no celular a cada 5 minutos!