Para as crianças, qualquer tronco de madeira, folhagem ou cantinho atrás de uma árvore, são ferramentas para imaginação e grandes histórias. O terreno e o ambiente, mesmo que perca seus encantos na visão de um adulto, para as crianças têm grande valor.
O pátio da escola, muitas vezes é onde elas colocam para trabalhar todos os seus estímulos lúdicos, abusando de brincadeiras e explorando espaços e criando relacionamentos com colegas e professores.
Se os benefícios do brincar livre com e na natureza são inegáveis à aprendizagem e ao desenvolvimento integral das crianças, por outro lado, especialistas preocupam-se com o distanciamento atual da infância com os elementos naturais.
Segundo a ONU, estima-se que, no mundo, populações urbanas cresceram de cerca de 750 milhões em 1950 para 3,6 bilhões em 2011. À medida que essas cidades e suas populações aumentam, maior é a apreensão em relação à redução e à falta de espaços verdes e ao ar livre para a vivência plena da infância.
É de grande importância que a escola funcione como lugar de encontro com a natureza, onde as crianças tenham experiências típicas da infância, com direito ao intenso contato com a natureza.
E você? Consegue recordar quais foram suas experiências mais marcantes no pátio da escola?