A infância recebe uma classificação bastante conhecida, que divide as fases de desenvolvimento como: primeira, segunda e terceira infância. Cada uma delas é caracterizada pelo maior desenvolvimento de um conjunto de características das crianças. Vamos conhecer algumas delas.
A primeira infância é aquela que vai do nascimento aos três anos de vida da criança. No início dessa fase, os bebês são totalmente dependentes, geralmente dos pais, para se alimentar, se deslocar e para sua higiene. Com o passar do tempo, a criança aprende as primeiras formas de comunicação e passa a se deslocar e se alimentar primitivamente. Essa fase é marcada pelo intenso crescimento e desenvolvimento físico, assim como de formação da base de sua personalidade.
A segunda infância vai dos três aos seis anos de idade. Nessa fase, as crianças passam pelo processo de identificação, onde percebem os conceitos básicos da independência e da responsabilidade. Elas aprendem também nessa faixa etária outros padrões de comportamento, entendendo aos poucos que suas ações afetam o mundo ao seu redor. Seu crescimento físico é menos intenso, mas seu psicológico é marcado pelo grande desenvolvimento social e emocional.
A terceira e última infância vai dos seis aos doze anos de idade. Nessa fase, o racional e as crenças surgem com maior intensidade nas crianças, fazendo com que elas busquem os motivos pelos quais alguma ação ou resultados acontecem. Algo novo também é que as crianças passam a se comparar a outras crianças, um fato que, aliado ao crescimento de suas vidas sociais, reduz a importância dada aos pais e à família, fazendo com que busquem novos modelos nos amigos e professores.
A infância recebe uma classificação bastante conhecida, que divide as fases de desenvolvimento como: primeira, segunda e terceira infância. Cada uma delas é caracterizada pelo maior desenvolvimento de um conjunto de características das crianças. Vamos conhecer algumas delas.
A primeira infância é aquela que vai do nascimento aos três anos de vida da criança. No início dessa fase, os bebês são totalmente dependentes, geralmente dos pais, para se alimentar, se deslocar e para sua higiene. Com o passar do tempo, a criança aprende as primeiras formas de comunicação e passa a se deslocar e se alimentar primitivamente. Essa fase é marcada pelo intenso crescimento e desenvolvimento físico, assim como de formação da base de sua personalidade.
A segunda infância vai dos três aos seis anos de idade. Nessa fase, as crianças passam pelo processo de identificação, onde percebem os conceitos básicos da independência e da responsabilidade. Elas aprendem também nessa faixa etária outros padrões de comportamento, entendendo aos poucos que suas ações afetam o mundo ao seu redor. Seu crescimento físico é menos intenso, mas seu psicológico é marcado pelo grande desenvolvimento social e emocional.
A terceira e última infância vai dos seis aos doze anos de idade. Nessa fase, o racional e as crenças surgem com maior intensidade nas crianças, fazendo com que elas busquem os motivos pelos quais alguma ação ou resultados acontecem. Algo novo também é que as crianças passam a se comparar a outras crianças, um fato que, aliado ao crescimento de suas vidas sociais, reduz a importância dada aos pais e à família, fazendo com que busquem novos modelos nos amigos e professores.