Sabemos que a sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento, que prevê a manutenção e sobrevivência dos recursos do meio habitado. A origem da palavra é do latim sustentare, que significa “apoiar”, “conservar”. É algo que compreende ideias, estratégias e atitudes para que possa ser posto em prática. Porém, você sabia que existem diferentes tipos de sustentabilidade?
Sustentabilidade social é o conceito focado no bem-estar das pessoas. Ela busca ajudar aqueles que enfrentam adversidades, através de medidas que promovam o equilíbrio na sociedade. Algumas das metas que fazem parte da sustentabilidade social são a redução da desigualdade social, a inclusão social, o saneamento básico, a educação pública, entre outras.
Sustentabilidade econômica é o conceito que busca o crescimento econômico de forma que o meio ambiente, ou as pessoas inseridas nele, não sejam prejudicados. Algumas de suas metas são a aplicação de fontes de energia renovável, redução da emissão de poluentes, entre outras.
Sustentabilidade ambiental, por fim, é o conceito mais amplo, que busca manter a qualidade de vida das pessoas sem comprometer a manutenção do meio ambiente do planeta em que vivemos. Trata-se de algo de longo prazo, que procura garantir que as futuras gerações não sejam prejudicadas, tendo acesso às condições de vida e recursos naturais que temos hoje.