Um grupo de árvores que faz parte do projeto Árvore Generosa é o de árvores Ornamentais – árvores muito procuradas por possuírem certa importância estética. Conheça algumas delas!
1 – Canafístula: procurada por tatus, que fazem buracos na base dos troncos, em busca de ninfas de cigarras escondidas no solo. Suas flores e frutos são alimento para o muriqui, primata exclusivamente brasileiro, um dos animais com maior risco de extinção. De sua casca são extraídos um corante e o tanino, usado no tratamento do couro cru.
Nome científico: Senna Multijuga
Local recorrente: Calçadas, praças, parques e quintais
Porte: 6 a 10m de altura
2 – Ipê-amarelo: Sua exuberante floração garantiu à árvore o título de símbolo do Brasil dado, em 1961, pelo presidente Jânio Quadros. Suas flores podem ser consumidas como salada e atraem a avifauna, principalmente os beija-flores e periquitos.
Nome científico: Handroanthus chrysotrichus
Local recorrente: Calçadas, praças, parques e quintais
Porte: 4 a 10m de altura
3 – Ipê-branco: Essa espécie costuma perder todas as suas folhas para depois surgir uma floração exuberante e intensa. Os frutos são vagens “aveludadas” que quando maduros, abrem-se e dispersam sementes aladas.
Nome científico: Tabebuia roseoalba
Local recorrente: Calçadas, praças, parques e quintais
Porte: 7 a 16m de altura
4 – Ipê-rosa: O cerne de H. impetiginosus é próprio para fabricação de arcos de violino e instrumentos musicais, originando o nome popular de pau-d’arco. A casca é utilizada para fins medicinais, as substancias extraídas combatem diferentes tipos de câncer, infecções de pele e mucosas.
Nome científico: Handroanthus sp
Local recorrente: Calçadas, praças, parques e quintais
Porte: 8 a 12m de altura