Uma árvore é composta basicamente pela copa, composta dos galhos e folhas, o tronco e as raízes. Mas sabemos qual é o papel de cada uma dessas partes? Ou como se formam suas frutas, sementes e flores? Veja abaixo!
As raízes da árvore não são somente responsáveis pela absorção de nutrientes do solo. Um outro papel fundamental que ela tem é de ser a “fundação” da árvore, provendo a mesma de sua estabilidade e equilíbrio.
O caule, ou tronco, é o que liga a raiz à copa da árvore. Ele tem um papel estrutural e de sobrevivência, onde ele é responsável por manter a árvore firme em dias de vento e chuva, e é responsável por erguer a copa até uma altura onde a árvore esteja “acima da competição”, para que seja banhada pelos raios de sol.
As folhas são a usina de geração de energia da árvore, onde ocorre a maior parte da fotossíntese. Nesse processo, a árvore transforma o gás carbônico da atmosfera e a água absorvida pelas raízes em oxigênio e glicose (sua fonte de energia).
As sementes são a parte responsável pela reprodução da árvore. Em seus diversos tipos, ela é responsável por propagar a espécie, contendo seu embrião e o protegendo do meio externo até que se transforme em um novo broto.
Quando existentes, as frutas são a região da árvore onde ocorre a formação das sementes. Ela também é responsável por preparar o solo para sua germinação, fornecendo nutrientes para o novo broto.
As flores, também quando existentes na árvore, são responsáveis pela variabilidade genética de sua reprodução. Nelas pode existir tanto a reprodução sexuada quanto assexuada da árvore. Quando a reprodução é sexuada, as pétalas coloridas servem de chamariz para outros animais (como insetos ou pássaros) para que eles transportem seu pólen a outras árvores, fecundando seus gametas e gerando novos frutos e sementes.