As crianças que residem em São Paulo, infelizmente, não dispõem de muitas oportunidades para estarem junto à natureza, explorando esse universo e entendendo a importância da preservação para o futuro do planeta. Portanto, o feriado do dia das crianças pode uma boa oportunidade para curtir passeios em que aprendam um pouco mais sobre o meio ambiente, os animais e acima de tudo, possam se divertir!
Fazendinha Estação Natureza – próximo da cidade, lá é possível passar um dia junto à natureza, andar a cavalo, dar milho para as galinhas e capim para as vacas, além das crianças participarem de oficinas de pães e aulas de jardinagem. Depois de plantarem uma semente de girassol, meninas e meninos levam um vasinho para casa.
Aquário de São Paulo: uma oportunidade para conhecer os animais marinhos e um pouco mais sobre o universo sob as aguas. O endereço fica aberto de segunda a domingo, das 9h às 18h.
Instituto Butantã: local para desvendar o mundo de cobras, aranhas, sapos, lagartos e escorpiões. São noventa animais em um complexo de três museus. Por meio de microscópios instalados no Museu de Microbiologia, a garotada também observa bactérias e fungos. Completam a excursão o serpentário — ao ar livre — e o Museu Histórico, que traz a trajetória do centro de pesquisas fundado em 1901. Reserve no mínimo duas horas para conhecer tudo.
Parque Vila dos Remédios: conhecido por organizar trilhas monitoradas de segunda a domingo. O trajeto de poucos minutos permite que as crianças aprendam a importância da preservação das áreas verdes para a cidade. Inscrição: Basta ligar para o telefone (11) 3625-1419
Cidade das Abelhas: o parque temático, em Embu, é delicioso para crianças e adultos. Os menores descobrem como vivem as abelhas em um espaço cercado de plantas nativas. Enquanto isso, os pais degustam vários tipos de méis das floradas de eucalipto, laranjeira e flor do campo.
Zoológico de São Paulo: entre os animais que habitam a área de 825.000 metros quadrados estão o tamanduá-bandeira, os tigres-siberianos, os macacos-prego, os rinocerontes, os hipopótamos e as girafas. Uma ótima oportunidade para entrar em contato com os bichinhos que sempre aparecem nos livros de biologia na escola.
Zoo Safari: Se for ao zoológico, aproveite para passar também no Zoo Safari, que fica perto. Lá se observam lhamas, antas, bisões e outros bichos de dentro do carro. Aberto nos anos 70, o parque em que os animais ficam soltos foi reinaugurado em 2001, agora sob administração da Fundação Parque Zoológico. Os visitantes usam seu próprio veículo ou uma van do local, com motorista e guia, de terça a domingo. É possível alimentar alguns animais, como o cervo-dama e o emu (uma ave australiana de grande porte), com ração fornecida pelo próprio Zoo Safari.
Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba: O parque em Caraguatatuba, que fica no litoral norte a 178 quilômetros da capital, promete grandes aventuras e belas paisagens da Mata Atlântica e do mar. Durante todo o ano há quatro tipos de trilhas. Na Trilha Noturna, a ideia é oferecer nova perspectiva sobre a natureza, com a observação do sopro do vento nas árvores, o som dos insetos e o barulho das águas. A segunda é a Trilha do Poção, em que os participantes cruzam rios e corredeiras. A Trilha Jequitibá, por sua vez, tem pouco mais de 1 quilômetro e é fácil de ser percorrida. No trajeto, os participantes observam as diversas espécies de aves. A última delas é a Trilha do Tropeiro, que dá ênfase ao patrimônio histórico da região. Inscrição: Deve ser feita antecipadamente no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Telefone: (12) 3882-5999
11