O pau-ferro é uma árvore nativa, cujo nome cientifico é Caesalpinia férrea e popularmente conhecido como jucá, uma árvore abundante nas matas que vão desde São Paulo até o Piauí.
Reconhecido por ter uma madeira dura e forte, o pau-ferro também é uma planta medicinal muito usada contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou demonstrado seu efeito na cura de úlceras gástricas.
Também é usado como anti-inflamatório para todo tipo de problemas catarrais de peito, garganta e nariz. Trata-se a tosse, reumatismo, hemorragia, gota, cólicas intestinais, disenteria, hemorróidas, problemas cardíacos. É febrífugo, expectorante, tônico e vitalizante. Também é cicatrizante, tanto para uso interno como externo.
E por todos esses usos populares, o pau-ferro vem sendo estudado na academia desde a década de 1990. Ele também tem sido alvo de pesquisas para tratamentos dermatológicos, já que segundo estudos, o uso de seu extrato pode promover a redução da produção de melanina, prevenindo o aparecimento de novas manchas e regredindo as existentes.
Diante tantos benefícios dessa árvore nativa, não há como negar a importância de seu plantio e preservação pelas áreas desse Brasil. Porém, ao fazer seu uso medicinal, nunca deixe de buscar orientações médicas.