O livro “Cocô de Passarinho”, da autora Eva Furnari é uma obra bem humorada. Ela conta a história de seis habitantes de uma pequenina cidade, que todos os dias iam à praça conversar no mesmo local, sobre as mesmas coisas, e que recebiam os “presentinhos” dos pássaros que, da mesma forma que eles, sentavam nas árvores sobre eles todos os dias.
Um dia eles cansaram dessa situação e decidiram usar chapéus, um novo hábito que melhorou suas vidas. Um vendedor de flores que passava por alí se distraiu, e os passarinhos comeram algumas de suas sementes, fazendo com que flores brotassem onde os passarinhos fizeram cocô.
Tudo termina em uma festa do chapéu, onde o convidado de honra foi o vendedor de flores, que trouxe as “sementes da mudança” para suas vidas.
“Cocô de Passarinho”, que já tem 18 anos, é um livro que recebeu o Título Altamente Recomendável (FNLIJ) pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1998, na categoria criança. Ele é recomendado para crianças a partir de 8 anos, e mostra de uma forma sutil e bem humorada a importância de desvincular hábitos ruins de nosso dia-a-dia.