O livro “Perigosa vida dos passarinhos pequenos” é a estreia de Miriam Leitão na literatura infantil. A prestigiada jornalista, famosa por sua carreira focada em economia, escreve nele uma história infantil sobre aves, inspirada em sua experiência do contato que teve com a natureza em sua fazenda em Minas Gerais.
Belamente ilustrado pelo artista plástico Rubens Matuk, o livro conta como diferentes passarinhos se unem em uma rebelião, para reverter a perda das árvores da região onde moram. A narrativa, de forma leve, conta sobre os detalhes da vida de cada espécie, fazendo brincadeiras com seus nomes e relembrando citações populares.
A história começa com a queda de um filhote de coleirinho de seu ninho, que está em um local ruim devido à falta de árvores. Logo ele conhece e se junta a muitos outros passarinhos, dentre eles o sabiá, o beija-flor, o tucano, o bem-te-vi, o canário, a andorinha… e muitos e muitos outros mais e menos conhecidos. O livro conta até mesmo com um guia ao final para ajudar o leitor a conhecer as principais espécies apresentadas na história.